quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


Depois de 5 carnavais cariocas vou passar meu primeiro paulistano. Nunca fui carnavalesco. Mas antropologicamente falando foi bem interessante acompanhar alguns blocos no Rio.
A rapaziada se dedica integralmente a pular carnaval, arrumar uma fantasia legal e seguir os blocos. Beber as 8 da manhã também é bem interessante. Duas da tarde parece duas da manhã. Mas enchi o saco. Ano passado tentei fugir, mas é uma tarefa cada vez mais impossível dentro da cidade do Rio de Janeiro.
-Eis que descubro que existem blocos aqui em São Paulo. Organizados com camisetas e tocando marchinhas. Claro que ainda bem pequenos, mas vai que role uma tendência de vir pular carnaval em Sampa? Os blocos vão crescer que nem os do Rio e vão trancar o trânsito?
As marchinhas são mais estranhas aqui. Não existe o desleixo necessário pra que elas fiquem mais soltas. O divertido é que parece que estão criando um tipo de samba novo. Tem uma mistura com forró e frevo. Estudando o samba paulista!!
-Sinal de pedestre é bem estranho. Cada lugar tem o seu tempo. Em Porto Alegre (os poucos que existem) são rápidos pra caramba. Quando rola o pisca vermelho tem que correr. No Rio dá pra atravessar a rua inteira depois que começa a piscar o vermelho. Aqui em São Paulo tem que picar a mula quando pisca também. Lembro atravessando a 9 de julho em Buenos Aires, a mais larga avenida do mundo. Tinha atravessado um terço e começou a piscar o vermelho. Vindo de POA sai correndo apavorado. Só depois descobri que o pisca vermelho dura muito mais tempo que se tem idéia!! Estudando os sinais!! Semáforo? Farol? Sinaleira?

Um comentário:

  1. Aqui demora um tempao para os carros passarem depois que da o sinal vermelho de parar...

    ResponderExcluir