quinta-feira, 18 de março de 2010

Músico é chato


Sempre achei chato papo de músico. Esse lance de ficar conversando sobre notas, acordes e maneirismos. A personalidade artística é muito mais importante que o virtuosismo. O tocar bem é ter algo pra mostrar pra o mundo e não saber um monte de notas musicais. Claro que existem virtuosos com personalidade e importante pra arte. É que não se pode ficar restrito ao mundo das notas. Na real é uma ditadura das notas. Existem regras a seguir. O lance é acreditar no aleatório. Sempre descobrir novos caminhos. A arte precisa do novo, de algo que surpreenda. O virtuosismo só surpreende quando assusta de tão sensacional. Daí é muito válido.
-Outro lado chato do músico é quando começam a falar dos seus ídolos. De qual instrumento incrível que eles usam. Daquele disco que o cara usou tal efeito naquele momento e blá, blá, blá...
Chatão. Geralmente esses acabam ficando restrito ao mundo dos ídolos e param no tempo. Acham que existem reis e eles vão ser sempre súditos. Tem que sempre tentar algo novo. Algo que mostre que se está vivo e que temos um valor pra o mundo.
-Falo tudo isso pra fazer um papo de músico. Como é confortável tocar num instrumento bom!! Faziam uns 5 meses que não tocava baixo e ontem toquei 3 músicas num instrumento maravilhoso (ouçam domingo 16hs na http://www.ipanema.com.br) . Parecia que ele tocava por mim. Não estava acreditando que as notas saiam sem pensar. É como uma pessoa que dirige sempre num carro com direção comum pegasse num carro com direção hidráulica. Tudo FLUi melhor. Parece mágica!

2 comentários:

  1. O ideal é ter as 2 coisas.
    A emoção, a criatividade, a espontaneidade e a técnica e o instrumento pra produzir e traduzir o sentimento em notas, canções, riffs, batidas e etc...
    Jimi Hendrix dizia que as melhores performances dele nunca foram gravadas...eram jams longas com horas de duração...
    Voodoo Child ffoi um "resuminho" de uma destas jams e ele não gostava muito do resultado final...
    Enfim, até os Sex Pistols tocavam bem e tinham instrumentos e equipamentos bons, ao contrário do que muitos possam pensar.
    E eu sempre fui chato, mesmo antes de ser músico, então ser músico chato pra mim é vocação...rs...

    ResponderExcluir